sábado, 23 de outubro de 2010

Fique Sabendo / Running Class

Uma nova modalidade está agitando as academias sergipanas: a running class. A palavra running, que em inglês que dizer corrida, já dá uma vaga idéia de como seja a aula, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Imagine uma atividade com esteiras super modernas e muita corrida, que simula uma verdadeira maratona com subidas e descidas, com ritmos de velocidade intervalados. Assim é a running class, que aposta em transformar a esteira, normalmente monótona e pouco exigente, em algo divertido e mais puxado.




Durante o percurso, o professor "brinca" com a velocidade, que varia entre 8 km/h e 15 km/h, e com a inclinação do aparelho, que simula subidas de vários tipos.
A aula quase não tem restrições, a não ser no seu momento mais forte. "Quem tem problemas articulares não pode acompanhar todo mundo, tem que ir mais devagar. Problemas respiratórios e cardíacos também podem atrapalhar, é por isso que os monitores de freqüência cardíaca são muito importantes, pois assim conseguimos ter um acompanhamento da freqüência do aluno. É necessário que este faça uma avaliação física e clínica antes de começar a praticar para fazer a aula de acordo com os seus objetivos", diz Neto.
Nas academias, professores também monitoram com freqüência os alunos para que se certifiquem que seus objetivos estão sendo atingidos.



Para quem está inativo na atividade física, uma regra básica: fazer uma avaliação para estabelecer um programa aeróbico ideal, prescrito por um profissional da área, para adquirir um bom condicionamento físico, um bom consumo de oxigênio e fazer a aula de maneira correta.

Para isso também é importante procurar a orientação de um profissional de educação física, formado e registrado.
 É bom lembrar que a running class é uma aula para quem quer adquirir condicionamento físico aos poucos, por isso as aulas são intervaladas. Dá tempo de treinar forte e depois de recomeçar.
A aula de corrida, como também é conhecida, é uma atividade aeróbica para quem quer perder peso, claro, sempre acompanhada de uma dieta de balanço energético negativa, para consumir menos do que se está gastando, e assim, atingir o objetivo. Dependendo do nível de esforço e do perfil da pessoa, são gastas entre 300 e 700 calorias por aula. As pernas também são muito trabalhadas nesta atividade devido à repetição de movimentos a todo instante. Aliás, toda região inferior, glúteo, coxa e panturrilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário